sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Em busca da sabedoria ou simplesmente reflexões...


                                                                                                                                  
Ao ler estas palavras, jamais confunda a busca da sabedoria com o reles sentimento do conformismo. Todo cidadão pode e deve viver efetivamente seus direitos e buscar justiça quando se sentir ultrajado, ferido além dos dissabores casuais, mas... através do resultado das experiências vividas, vamos conquistando a sabedoria, que nada mais é do que saber usar o bom senso, ser capaz de perceber que a vida exige prudência, discrição, moderação e comedimento, uma pitada de “deixa pra lá”, melhor explicando: nem tanto ao céu, nem tanto a terra.
Abandonar, portanto, a radicalidade, a valoração excessiva de certas vivências negativas e o preconceito são ações fundamentais nesse processo. Cultivar a esperança na humanidade e em dias melhores também favorece, e muito, portanto, pensamento positivo.
A visão de mundo que cada um tem em determinado momento influencia a mente, o organismo e a saúde, pois o pensamento que está dentro de cada um é o maior instrumento de poder que se tem notícia  e é o detentor da chave que abre as portas da realização humana, por isso, como cita o líder pacifista e pensador indiano, Mahatma Ghandi  (1869-1948) “nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um rio. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”- ele ficou conhecido como mestre da resistência passiva, mas nunca fugiu à luta.
Muito se ouve dizer: “depois de uma tempestade, vem sempre uma calmaria”, pois é a mais pura verdade. Seja o que for que eu ou você, esteja passando neste exato momento, é possível a certeza de que VAI PASSAR, seja pelo tempo, pela consciência ou pela resignação. Então, por que queixas, angústias, sofrimentos? Se fôssemos enumerar os aborrecimentos, dissabores, inquietudes, INJUSTIÇAS , FALTA DE JUSTIÇA ATÉ, que diariamente tolhem nossas forças observaríamos que são muitos. Desde a unha que quebrou, logo após você tê-la feito, até... Para falar francamente, não faça essa lista, não vale a pena, faça sim uma lista das crenças que tem hoje, das frases que costuma dizer e da fisionomia que se apresenta no espelho, logo pela manhã, quando você lava o rosto. Faça isso por uma semana. É uma forma objetiva de diagnosticar sua visão de mundo, no momento. E, a partir daí, perceber a necessidade de mudança de atitudes, em busca da tão sonhada sabedoria, que promoverá ações que conduzem à felicidade.
Então, esqueça essa lista e cultive o oposto, um sorriso, uma palavra positiva, uma frase de auto-ajuda, a certeza de seu valor, afirmações como: - Sou feliz! Tenho sorte! Minha saúde vai cada vez melhor! Anotações de seus sonhos e projetos, repetidas e espalhadas pela casa, facilita nessas percepções, tente! O que você tem a perder? Tempo? Conceito? Censura? Mas afinal, quem tem as rédeas de sua vida, você ou os outros? Por fim, cultive o bom humor, que alimenta a alma, eleva o espírito, dá ânimo, estreita laços, cativa, Emile-Auguste Chartier (1868-1951), filósofo, jornalista, pensador e professor francês já dizia: “O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe”, e generosidade deveria ser o símbolo daquele que é imagem e semelhança do criador.
A busca da sabedoria não é fácil, leva uma vida toda, e quem sabe quantas vidas ainda teremos que viver para atingir a sabedoria plena, mas é preciosa para favorecer o equilíbrio físico e psicológico que nos permita “curtir” a vida, aproveitar cada minuto dessa dádiva que Deus nos deu, mas que, às vezes, pelos revezes que passamos, desperdiçamos, com coisas que julgamos, naquele momento, merecedoras de nossa atenção e preocupação, embora, futuramente, percebamos que são tão somente DORES HUMANAS, que independente de nossa vontade ou ações, vão se dissipar na trajetória da vida, por mais que nos pareça impossível, naquele momento.
Pensemos nisso e criemos motivos para viver uma vida longa e feliz.

                                                                                                                       Professora  Maria do Horto Machado Camponogara
                                                                                                                                Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional


Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário